O Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas (PPGOCM) integra o Núcleo de Pesquisas em Oncologia (NPO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se do único centro de referência em pesquisa e formação de recursos humanos stricto sensu na área de oncologia na região Norte do Brasil. Os outros centros se concentram nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
O objetivo do Programa é realizar pesquisa de qualidade em oncologia e formar recursos humanos, nos diferentes níveis do saber (Mestrado e Doutorado), capazes de responder às demandas da sociedade, em especial, na Amazônia.
Sua criação foi em 2011 e é decorrente de um histórico de colaboração entre o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA, que desde 2005 têm realizado colaborações de caráter interdisciplinar na pesquisa em oncologia, resultando em diversos trabalhos científicos, dissertações e teses.
Contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPA (PPGBM), que desenvolve pesquisas relacionadas ao tema, a partir de 2008, um grupo de pesquisadores que trabalham com genética humana decidiu direcionar seus esforços para compreender mecanismos envolvidos na genética de doenças oncológicas e apostando na formação de recursos humanos para atuação nesta área.
Em 2009, em cooperação com o PPGBM e o HUJBB, estabeleceu-se uma turma especial de Mestrado e Doutorado voltada para médicos preceptores dos Programas de Residência Médica do quadro da UFPA, atendendo aos objetivos de qualificação do plano de desenvolvimento da UFPA dentro do Programa Institucional de Qualificação à Docência (PIQD) e a CAPES, contribuindo para a formação e incentivando a pesquisa. Nesta primeira turma, foram formados 19 mestres e 5 doutores. Essas turmas especiais, juntamente com outros movimentos acadêmicos, foram algumas das condições que possibilitaram a criação do Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas.
Atualmente, o Programa conta com 16 professores no seu quadro Permanente, três colaboradores e um visitante. São duas Áreas de Concentração. A primeira é em Ciências Médicas, nas quais se desenvolvem três linhas de pesquisa: Doenças Endócrinas e Metabólicas, Doenças Neurodegenerativas e Pesquisa Translacional em Saúde Humana. A segunda é em Oncologia, desenvolvendo também três linhas de pesquisa: Genômica, Transcriptômica e Proteômica; Identificação e Desenvolvimento de Biomarcadores e Patologia, Clínica e Terapia Oncológica.
Informações específicas sobre o PPGOCM podem ser consultadas em seu site.